Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
Igreja e mundo do trabalho
CNBB critica "pressa" na votação do novo Código Florestal

 

CNBB critica "pressa" na votação do novo Código Florestal



Campanha da Fraternidade da instituição terá como tema as mudanças climáticas

JULIANA ROCHA

DE BRASÍLIA



O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Dimas Lara Barbosa, criticou a formulação do novo Código Florestal, que esta em discussão no Congresso.


Dom Dimas disse ontem que a CNBB se preocupa com alguns pontos do texto, entre eles a anistia para pessoas que cometeram crimes ambientais e a redução dos limites ambientais. Ele acrescentou que o novo código deveria tratar com mais respeito as populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas.


"Estamos trabalhando para discutir formas alternativas ao relatório [do novo código]. Nossa preocupação é que não seja votado de forma superficial, apressada", afirmou Dom Dimas.


O relator da nova legislação, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), admitiu que o texto pode ser aperfeiçoado. Mas defendeu que a proposta atual protege os ribeirinhos e indígenas ao reduzir a área de preservação na beira dos rios. Para ele, pela legislação atual, os ribeirinhos são consideradas ilegais.


O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já prometeu colocar o tema em votação até o fim deste mês. "Não temos pressa. A pressa é do s 5 milhões de pequenos agricultores que estão na ilegalidade [com a legislação em vigor]", disse Rebelo.



CAMPANHA
A CNBB lançou ontem a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é ambiente e aquecimento global. A campanha abordará as razões das mudanças climáticas e tragédias ambientais.


Dom Dimas afirmou que, na campanha, a CNBB pretende criticar os setores que contribuem com o aumento do efeito estufa. Foram citados o agronegócio, a geração de energia suja, como petróleo, gás natural e carvão, e a questão do pré-sal.

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077