Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
SUDESTE / SUL
32ª Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, em Aparecida

 Dia 07 de setembro a Pastoral Operária do Sudeste celebra sua 32ª Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, em Aparecida-SP. 

O tema deste ano é Mãe Aparecida a classe trabalhadora clama por justiça e direitos. Em diálogo com a Campanha da Fraternidade 2019, tanto a Romaria quanto o Grito dos Excluídos sairam em defesa dos direitos, muitos deles perdidos e outros negados nos ultimos anos. 

A Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores junta a força da religiosidade popular com as reivindicações da luta do povo. Diferentes de outras romarias, não fica apenas em realização de promessas e pedidos individuais, mas buscam o milagre coletivo, a união na luta, a participação e a solidariedade

Se junta à Pastoral Operária e Grito dos/as Excluídos nessa Romaria também a Pastoral dos Migrantes. Nesse tempo que intensifica as migrações e nem sempre o povo que migra são bem acolhidos e respeitos no seu direito de migrar ou de ficar, precisamos caminhar juntos. 

No meio da Romaria acontece também o Grito dos/as Excluídos/as, que este ano completa 25 anos, e tem como lema Este Sistema não vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade. 

Vivemos um sistema economico que valoriza o dinheiro acima de tudo. Por isso, clamamos que a justiça reine no mundo do trabalho, onde possam ter acesso ao trabalho digno, salários justos, direitos garantidos efetivamente

A Romaria das Trabalhadoras e dos Trabalhadores começa já no dia 06 com a celebração da Tenda dos Martires. Local onde se levantou a Tenda no período da V Conferencia Episcopal Latino Americana (Conferencia de Aparecida), em 2007. Esse lugar ficou marcado como sagrado, no qual todos os anos a equipe da Romaria e comunidade local, faz uma celebração. Este ano será às 17hs, na rua Itaguaçu, ao lado do nº 1728. Vamos alargar a tenda? Então, alargue o espaço de sua tenda para acolher companheiras e companheiros nessa luta. 

A programação da Romaria segue da seguinte forma: 

 06h30 - Concentração e acolhida de romeiras e romeiros no Porto Itaguaçu, no local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

 07h00 - Mística orante no Porto Itaguaçu. 

 07h50 - Início da Caminhada romeira do Porto Itaguaçu até o Santúário Nossa Senhora Aparecida, pela Rua Itaguaçu. 

 09h10 - Chegada no Santuário e realização do 25º Gríto dos/a Excluídos/as. 

 10h30 - Missa no Santúário Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Reginaldo Andrietta, bispo de Jalles-SP e Referencial da Pastoral Operária Nacional. 

Para mais informações, entre em contato: 11 94893 7064 (Cida Costa, Pastoral Operária). 

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077