Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
SUDESTE / SUL
Mensagem da PO do Paraná sobre a Páscoa de Dito.

 

 

  

Nosso amigo BeneDITO Clóvis da Silva, mais conhecido por muitos como DITO, faleceu no dia 23 de fevereiro de 2019, na cidade de Joinvile/SC.

            Segue uma breve homenagem dos amigos/as que atuaram juntamente com Dito na Pastoral Operária do Paraná, no final da década de 1980 e início dos anos 1990. Nos últimos anos, Dito atuava no CEBI.

            O Dito trabalhava na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em 1987, foi liberado da Pastoral Operária para a região norte do Paraná; em 1989, assumiu a liberação da PO Estadual, passando a residir em Curitiba.  Das memórias de grandes amigos e amigas, trouxemos um pouco do que foi a sua caminhada no Paraná.

            No final da década de 1980, no debate sobre quem assumiria a liberação para a Pastoral Operária no Estado, Dito, uma vez recebido o convite, renunciou prontamente ao trabalho nos Correios para se colocar à disposição da pastoral, em um contexto de país que vivia grandes mobilizações, greves e enorme desemprego.

            O DITO, assim chamado carinhosamente pelos amigos/amigas, sempre foi uma pessoa austera, vivia com simplicidade enorme; nunca recusava tarefas e sempre estava disposto para tudo. Escutava mais do que falava, e sempre tinha uma palavra de apoio para aqueles que ele via que estavam com dificuldades.

            Era uma pessoa crítica, poética, enigmática; era ausência e presença, de poucas palavras e muito movimento; sempre com sua mochila nas costas indo para lugares distantes atendendo aos apelos e solicitações dos companheiros/as, ou vagando por aí, como dizia. Sempre só, mas não solitário. Foram inúmeros momentos: alguns de conflitos, tensões, mas de muitas alegrias, partilha das lutas dos trabalhadores/as e de sonhos de um Brasil onde coubessem todos e todas. Tinha atitudes simples. No final de cada conversa, dizia: “Legal!” E assim a vida se fez. Vai em paz companheiro amigo BeneDITO. Foi fundamental ter você como parte da nossa história!

 

Contribuíram para esta breve memória do caminho percorrido pelo companheiro Dito, os amigos e amigas Cármina M. de Azevedo, Cesar Sanson e Irmã Bernadete Valenga.

 

Curitiba, fevereiro de 2019.

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077