Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
SUDESTE / SUL
PO Cariacíca-ES faz Encontro de Novos e Antigos Militantes.

 

"Terra, teto e trabalho, aquilo por que lutam, são direitos sagrados.

Reclamar isso não é nada de estranho, é a Doutrina Social da Igreja".

[Papa Francisco]

 

 

No dia 01 de setembro de 2019 aconteceu o Encontro de Antigos e Novos membros da Pastoral Operária da Arquidiocese de Vitória-ES, na APAE, em Morada de Santa Fé, Cariacica – ES; dando início às 08:00h e com encerramento às 15:00h, com aproximadamente 70 participantes.  

Iniciou-se com um alegre acolhimento e com um gostoso café da manhã, trazido e partilhado por cada um(a) d@s participantes. Em seguida um momento de mística e espiritualidade baseado na leitura do Evangelho segundo a Comunidade de São Lucas, 14, 1.7-14:  

13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos. 

Às 08:30h, deu-se início ao momento formativo com a assessoria do Prof. Dr. Mauricio Abdalla, cujo tema foi: Como estamos vendo a atual conjuntura? 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa e área interna

O assessor começou trazendo alguns conceitos práticos, para que ao final os participantes pudessem perceber a resposta à pergunta tema do encontro. Trouxe a forma de produção capitalista, que não tem como prioridade a produção de bens e sim a produção na maior escala possível de dinheiro. O investimento maciço no capital financeiro. Demonstrou a disparidade que essa opção capitalista proporciona no que diz respeito às desigualdades sociais, extremamente discrepantes e desumanas. Os bancos controlam toda a economia. Isso provoca uma concentração de renda crescente, aumentando aceleradamente o índice de empobrecimento da população. O poder não está mais na política. Tudo faz parte de uma estratégia global, cujo objetivo é somente o lucro, em detrimento dos resultados. As últimas eleições para executivo e congresso nacionais, trouxeram a consolidação do modelo sustentado globalmente: interesses financeiros geoeconômicos mundiais e locais; com projeto de dominação mais duradouro, mesmo que retirem o presidente após terem todas as reformas aprovadas; aposta na manutenção da estupidez social. As corporações aproveitaram do efeito colateral do veneno excessivo, que fez crescer o mal, em seu benefício próprio. Ao mesmo tempo a sociedade é vítima do produto. O que vemos hoje no executivo nacional são as farsas de brigas internas, estupidez dos ministros, por trás estão as decisões contra o povo (reformas, decretos, etc..); insanidade dos ministros e dos seus filhos, incompetência dos quadros do governo. E a sociedade? Como anda o grau de consciência social? Como estamos investindo nesta consciência? Como estão os movimentos organizados e como estamos nisso? Faz-se necessária uma retomada dos planos de formação que ligue a fé a vida de forma continuada. Voltar às origens na organização.

Ao final, foi feito um novo momento de espiritualidade, tendo como base a poesia do Senhor José Ferreira Machado, membro da Pastoral Operária, cujo título é “A nossa boca não cala”; terminando a manhã formativa às 12:30h com a lembrança dos nossos mártires da caminhada: Pe Gabriel, Santo Dias, dentre outros e sem esquecer a memória do querido Sr Mauricio Amorim. 

Em seguida, todos foram convidados para o almoço novamente partilhado e compartilhado pelos participantes. À tarde foi de descontração e muito forró, onde todos puderam continuar os abraços e o aconchego do reencontro até a hora do término do encontro.

 

Texto da Coordenação da Pastoral Operária

Área Pastoral Cariacica/Viana

Arquidiocese de Vitória - ES

 

18 de setembro de 2019 

 

 

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077