Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
SUDESTE / SUL
Seminário da Pastoral Operária do RJ

 

O II Seminário Estadual de Formação da Pastoral Operária\RJ(PO-RJ) teve como tema “A crise do capitalismo e suas conseqüências para a classe trabalhadora no Brasil”. Sob mediação de Nícholas, coordenador da PO na Diocese de Volta Redonda e de Percival, coordenador estadual da PO, foram discutidas e refletidas as questões que ameaçam a justiça social e a dignidade da classe trabalhadora no atual cenário político que vive o país.

Após intenso debate entre os participantes, que foram divididos em 6 grupos de dez pessoas, houve uma síntese sobre o que cada grupo discutiu e a partir daí, o palestrante convidado, Professor Miguel Borba de Sá do PACS (Políticas Alternativas para o Cone Sul) desenvolveu o tema de forma bem interativa com o público presente.Ao final, saíram alguns indicativos de ação contra a PEC (Proposta de Emenda Parlamentar) 241 (hoje PEC 55 – no senado).

Tivemos a presença de pessoas da Pastoral Operária, mas também de estudantes, CEBs, Padre Arlindo da Diocese de Volta Redonda, Pastora Metodista Nancy. Também tiveram representantes dos sindicatos dos metalúrgicos, dos profissionais da educação, dos bancários, da construção civil, da CPT, da Comissão Ambiental Sul, do MEP, do Movimento Fé e Política, dos Fóruns de Resistência e da Justiça, grupo de Economia Solidária, entre outros segmentos. Além da presença dos coordenadores nacionais da PO, Mônica Fidelis e Jardel Lopes. Todos os cerca de 70 participantes, de forma muito igual e horizontalizada discutiram o cenário sócio-econômico do país focando mundo do trabalho.

 

Pastoral Operária em Volta Redonda-RJ

 

A PO Volta Redonda – RJ, foi reativada em abril de 20’     11, e de lá pra cá vem acompanhando bem a situação da classe trabalhadora no município e mesmo as questões que envolvem os trabalhadores no país, procurando debater e refletir a realidade do mundo do trabalho periodicamente, uma vez por mês, em suas reuniões. Também procuram definir nestas reuniões, linhas de ação, afim de questionar as injustiças que afligem as(os) trabalhadoras(es), contribuindo em propor relações mais democráticas e justas no ambiente de trabalho junto ao poder público e aos sindicatos.

Realizando manifestações, emitindo notas públicas, oferecendo denúncias junto ao MPT ( Ministério Publico do Trabalho) e ao MPF (Ministério Publico Federal) e mobilizando setores tanto da sociedade, como da Igreja Católica. A PO Volta Redonda mostra seu rosto em prol dos pequenos e humildes, ganhando muito respeito entre os movimentos sociais no sul do estado do RJ e chamando muito atenção com suas ações.

Recentemente, a PO V.R., foi responsável pela criação de um fórum para tentar resisitir às ameaças de demissões e de perda de direitos que a maior empresa da região sul fluminense, a CSN, lançou contra os operários desta, denunciando o quanto esta empresa é indiferente àqueles que são responsáveis diretos pelos seus lucros. Através deste fórum oferecemos denúncias contra a empresa que vem tendo uma enormidade de acidentes nas suas dependências vitimando CENTENAS de trabalhadores e causando diversas mortes nos últimos anos, denuncias estas acatadas por MPT (Ministério Publico do Trabalho) e MPF (Ministério Publico Federal), que vieram a ser transformadas em inquéritos judiciais.

Estiveram reunidos, no sábado, dia 29/10, na UFF – Campus Vila Sta. Cecília diferentes coletivos do estado do RJ, participando do seminário promovido pela Pastoral Operária.

 

Texto: Nicholas Coutinho. 

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077