Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
SUDESTE / SUL
PO Estadual SP: Pastoral Operária debate a força e a fé da Classe Trabalhadora

 

 

Nos dias 24 e 25 de março de 2018, o grupo da Pastoral Operária do estado de São Paulo realizou encontro de formação com o tema “A Força na Fé e na Esperança da Classe Trabalhadora”, sendo acolhidos pela segunda vez, pelo Sindicato dos Radialistas de São Paulo, que cedeu sua sede para o evento que reúne agentes de Pastoral Operária de dioceses da grande São Paulo e interior do Estado.

Já na mística de oração que iniciou o encontro, foram refletidas as palavras do profeta Isaías, em seu capítulo 65, que falam de um novo céu e uma nova terra. A seguir, foram levantadas as forças novas da classe trabalhadora, em termos de movimentos, lutas e conquistas. Foram citados os movimentos de moradia, de jovens, de mulheres, ecológicos, fóruns de lutas populares, romarias, grupos de estudo, pastorais sociais e solidariedade aos povos da América Latina. Conquistas como a Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e Adolescente e do Idoso foram mencionadas, bem como ressaltada a importância da tomada de consciência em novas/os militantes e das mensagens e atitudes de lideranças como o Papa Francisco e tantos outros que defendem a justiça e a paz.

Tudo isto representa esperança e força ao povo trabalhador, para vencer os desafios do momento conturbado e violento em que vivemos.

Na sequência, com o estudo do Evangelho de Mateus, em seu capítulo 20, refletiu-se sobre a utopia em relação a uma nova sociedade do trabalho, tendo os/as participantes apresentado “retratos” de como será o trabalho dentro do mundo justo, ou seja, sem explorados e nem exploradores.

Para concretizar tudo que foi debatido, a equipe estadual da Pastoral Operária vai realizar duas campanhas, lançadas durante o encontro.  A Campanha dos/as trabalhadores/as desempregados/as propõe a reflexão de que o desemprego não é culpa do/a desempregado/a e sim, gerado pelo sistema capitalista, para rebaixar os salários no mercado de trabalho.

A Campanha dos acidentes de trabalho já vem com o tema auto explicativo: “ ACIDENTE DE TRABALHO NÃO É CULPA DA VÍTIMA” e estando em sua terceira edição, denuncia as violências no trabalho, unindo suas reflexões com as da Campanha da Fraternidade, que anuncia a necessidade da superação de todas as violências.

            O encontro foi encerrado com missa celebrada conjuntamente com o Padre Miguel Pipolo, assessor do Colegiado Nacional da Pastoral Operária.

 

Texto: Antonia Carrara / Coordenadora Estadual / PO São Paulo

 

 

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077