Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
SUDESTE / SUL
Pastoral Operária em solidariedade às/aos funcionárias/os da Ford São Bernardo

 

            No dia 7 de março, em São Bernardo do Campo, aconteceu evento dos/as funcionários/as da Ford São Bernardo do Campo, em protesto à ameaça da empresa, de fechar a unidade fabril localizada no município. A partir das 9 horas da manhã, trabalhadores/as, lideranças sindicais, políticas e eclesiais realizaram o ato público, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, seguido de passeata, finalizada com ato interreligioso na praça da Igreja Matriz da cidade, que é a Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem.

            A Pastoral Operária da diocese de Santo André esteve presente, levando uma carta de apoio e solidariedade às/aos trabalhadoras/es que estão paralisados, em defesa de seus empregos.

            A carta foi lida no ato público, conforme segue abaixo:

 

Valorosos e valorosas funcionários/as

da Ford de São Bernardo do Campo

 

Vocês estão de parabéns pela disposição de luta que têm demonstrado diante da situação em que está colocada: a ameaça de fechamento da unidade Ford São Bernardo. As mobilizações de protesto em defesa dos empregos e dos direitos, paralisando todas as atividades da empresa, envolvendo funcionários diretos e indiretos, são exemplo de força e união. Exemplo a ser seguido por toda classe trabalhadora, que nestes tempos tem sofrido ataques dos patrões e de políticos golpistas, que promovem a grande retirada de direitos historicamente conquistados.

Essa demonstração de luta que chega ao conhecimento da sociedade em geral, tem conquistado cada vez mais, a simpatia e o apoio da população, que entende a importância de cada trabalhador da Ford e o quanto vale sua força de trabalho. O apoio e a solidariedade crescem e até fortalecem outras pessoas a estarem junto nessa união e disposição de enfrentar o momento difícil de corte de Direitos. Enfim: a sociedade abraça a causa de vocês.

Essa paralisação é em defesa dos direitos, do trabalho digno, mas também da dignidade humana.

Além disto, é preciso deixar claro que não pensem os diretores da Ford que podem vir até aqui em nossa cidade, expropriar a força de trabalho dos operários brasileiros e depois de muito lucro, conseguido em cima do suor desses homens e mulheres, fechar a fábrica, baixar as portas, apagar as luzes como quem não tem mais nada a fazer.

 A Ford sabe que deve... e deve muito a vocês, que com o trabalho produziram muito lucro e crescimento para a empresa.

Muitas vidas, muitas histórias, muito suor, muito cansaço, muitas doenças... enfim muito trabalho está nesse solo de fábrica. E tudo o que a Ford paga a seus funcionários sempre será pouco, porque o trabalho humano não tem preço e o povo trabalhador merece muito mais do que pagamento. Merece reconhecimento e respeito.

Nós que assinamos esta carta também somos classe trabalhadora e sofremos exploração. Portanto, como disse o apóstolo Pedro: “não temos ouro nem prata” (Atos, 3,6), mas temos a disposição de estar juntos e deixamos a vocês, as palavras do livro do Eclesiástico:

“Quem tira a vida dos pobres é assassino. Mata o próximo quem lhe tira seus meios de vida, e derrama sangue quem priva o operário de seu salário”.

(Eclesiástico 34, 21-22)

Assinam

Pastoral Operária

Comunidades Eclesiais de Base

Pastorais Sociais

MLB – Movimento de luta de bairros e favelas

CUT – Central Única dos Trabalhadores -ABC

 
 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077