Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
COORDENAÇÃO COLEGIADA: sonhos e construção!

 

 

“Para não ter uma colheita pequena, vamos semear bastante”, frase do Jocista Paulo Fey, saudoso amigo da PO, cuja sua esposa, Gabriela Fey, Jocistas alemães até hoje mantém apreço pela PO.

Nos dias 4 a 6 de junho de 2018, na Sede Nacional da Pastoral Operária, em São Paulo, reuniu-se a Coordenação Colegiada Nacional para organizar o planejamento da PO pós a 19ª Assembleia, que aconteceu em março de 2018.

Há muito que caminhar! Essa é a primeira reunião da coordenação colegiada, e portanto com pessoas novas que adentraram a equipe nacional – há que se destacar - uma equipe com maioria mulheres trabalhadoras, ativa e determinada para o triênio de 2018 a 2020. Ficou assim composta:

COORDENAÇÃO NACIONAL

Francismarina Vale – Região Sudeste

Iguaracira Fidelis Maia – Região Nordeste

Domitila da Silva Pereira - Região Norte

Jardel Neves Lopes – Coordenador Liberado

Ir. Marcia do Amaral Miranda, ICC – Assessora Religiosa

Monica Helena de Andrade Fidelis – Coordenadora Liberada

Miguel Pipolo – Padre Assessor Eclesiástico

Reginaldo Andrietta – Bispo Referencial para CNBB

 

Prioridades da 19ª Assembleia Nacional

As principais prioridades da Assembleia Nacional da PO são: Formação e Comunicação.

Formação: para atender a demanda da assembleia a equipe nacional organizou um cronograma de produção de subsídios de formação, em vários níveis, desde a base [grupos de base, nas comunidades, paróquias, dioceses], até formações estaduais/regionais e nacional. Esse processo contará com a produção de rodas de conversas com temas que envolvem: o que é PO, Doutrina Social da Igreja e o Mundo do Trabalho, Espiritualidade do Trabalho, Conjuntural social, política e eclesial, as formas de organização de trabalhadores [sindicatos, associações], como funciona a sociedade, o sistema político, a organização partidária, a economia popular solidária, dívida publica, entre outros temas. Para as bases [grupos de base] serão produzidas rodas de conversas para novos grupos e integrantes, e para militantes das PO [2 materiais com linguagens acessíveis]. O processo dessa formação será acompanhado, avaliado e seus registros culminarão na celebração dos 50 anos da PO, em 2020.

Comunicação: comunicar vai além de “repassar informações”. Precisamos entender a importância da comunicação e duas formas de linguagens para potencializar a interatividade dos grupos de base. Deste modo, a meta é produzir formação [com subsídio] específica na área para grupos de base, com o intuito de melhorar a comunicação e contribuir para combater a alienação dos meios de massa.  

Sustentabilidade

Esse é um campo difícil de lidar em todas as organizações. Mas cada vez fica pior. É preciso encontrar novas formas de partilha, e por isso a PO vai apostar em várias formas de mobilização de recursos para manter e fortalecer as atividades. O plano de mobilização de recursos vai desde contribuição dos militantes, campanhas, assinaturas do Jornal Conquistar, bazar, show de prêmios, projetos via editais, e projetos com a cooperação internacional. 

 
Santo Dias

Na reunião também tratou do subsídio de memória do martírio de Santo Dias. Já se vão 30 anos, e a memória de Santo permanece viva em muitos lugares. E parece que na atual conjuntura, em que muitos desejam de volta a intervenção militar, é preciso refrescar a memória com a história dos tantos mártires do período da ditadura militar no Brasil.

O Pe Miguel acompanha o Comitê Santo Dias [organização de São Paulo], e já tem material pronto. A equipe sugeriu que a PO Nacional entre como parceira na produção desse material. O subsidio que está sendo preparado pelo Comitê Santo Dias é em formato de tríduo.

A reunião contou com a presença de toda a equipe de coordenação. Dom Reginaldo, bispo de Jales-SP, referencial para a CNBB e o Pe Miguel, de São Paulo, assessor eclesiástico, estiveram presentes apenas um dia da reunião. Pela primeira vez temos na equipe de coordenação nacional uma representante do norte [Manaus-AM] com o intuito de provocar a expansão da PO pela região Norte. É com alegria que acolhemos a companheira Domitila, jovem, assistente social, trabalhadora artesã. De igual forma acolhemos Iguaracira Maia [Natal-RN], pedagoga, representante e articuladora da região nordeste e a Ir Marcia [Fortaleza-CE], psicóloga, como assessora religiosa feminina. Continuam da colegiada anterior a professora Francismarina [Nova Iguaçu-RJ], representando a região sudeste, o Pe Miguel, Dom Reginaldo. A Liberada Monica Fidelis [João Pessoa-PB] e o Liberado Jardel Lopes [Curitiba-PR] continuam por mais um período [3 anos] na coordenação. 

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077