Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
DESTAQUE
8 DE MARÇO - Dia Internacional da Mulher

 “A consciência critica esta vinculada a uma experiência de que algo não esta bem ou não esta funcionando como deveria ou que a continuidade de uma situação de opressão esta no limite do suportável. E nesse nível se abre a possibilidade de mudar uma situação de sofrimento, de aliviá-la ou se possível, extirpá-la a partir de uma compreensão de si diferente e de uma prática condizente com a nova situação almejada. O despertar da consciência das mulheres corresponde a um passo qualitativo na historia da humanidade a partir do qual se descobre de forma mais crítica nossa capacidade de afirmar a liberdade de muitos jeitos...Tem a capacidade de mudar a ordem do mundo, de abrir espaços para as múltiplas aspirações da liberdade e do bem comum.”

Gebara, Ivone. Mulheres, Religião e Poder: Ensaios feministas - SP- Edições Terceira Via, 2017

 

Como no ano anterior preparamos um Jornal Conquistar Especial sobre o 8 de março. Com o tema “Basta de violência contra a mulher e perdas de direitos!”, queremos apresentar mais elementos para a reflexão sobre a questão de gênero e os atuais desafios à mulher trabalhadora e procurar contribuir na superação das desigualdades existentes entre homens e mulheres.

Assim, definimos matérias e duas Rodas de Conversa para nosso aprofundamento: Violência de gênero: Um desafio urgente de todas/todos; O impacto do endividamento público na vida das mulheres; A importância da força coletiva das mulheres; Reforma trabalhista e da previdência: A institucionalização da miséria e da exploração das mulheres. Nas Rodas de Conversa fazemos memória de mulheres na luta contra o machismo e o patriarcado no contexto bíblico e atual, também o protagonismo político de mulheres na sociedade de classe. Por fim apresentamos duas história de mulheres, militantes da Pastoral Operária, que enfrentou desafios e superação na sua caminhada de vida e/ou militância.

Sabendo que se ficarmos só na reflexão pouco ou nada mudará, por isso fazer um gesto concreto; Estarmos nas ruas no 8 de março denunciando toda forma de violência e perdas; Partilhar história de luta, resistência e conquistas de mulheres, de ontem e hoje, é fundamental no processo mudança na sociedade. Boas reflexões e ações para todas e todos.

ACESSE AQUI O JORNAL CONQUISTAR ONLINE

 

Mônica Fidelis
Coordenadora da Pastoral Operária Nacional
 

 

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077