Skip Navigation Links
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
DESTAQUE
Subsídio 1º de Maio

 APRESENTAÇÃO

Fazer memória do 1º de maio, na atual conjuntura que se encontra o mundo do trabalho no Brasil, nos retoma a afirmação de João Paulo II, de que o “trabalho é a chave da questão social”.

O Subsídio Encontros de Reflexão para o Tríduo em preparação do 1º de maio, ou na semana da trabalhadora e do trabalhador, a ser realizada nas bases, nas comunidades, paróquias, grupos de reflexão, locais de trabalho, grupos de jovens, entre outros que se reúnem para refletir a vida e a missão.

Propomos o tema Trabalho digno é nosso direito, lutar por ele é nosso dever! O dilema do trabalho constantemente tem sido um desafio para nós. Os últimos anos essa questão se tornado mais urgente. O avanço tecnológico possibilitou também um avançar do capital sobre o trabalho, de outras formas. Com isso, gera desemprego, precariza condições de trabalho, e o enfraquecimento dos direitos trabalhistas.

Mas, o que mais temos enfrentado ultimamente é o desemprego conjuntural. Ou seja, as questões políticas que interferem nas questões do mundo trabalho. Isso acontece numa comunhão de forças entre empresários e políticos.

Diante disso vivemos tempos de retrocessos de direitos não somente na área trabalhista. Ao refletir sobre o trabalho digno, nos conduz a pensar na dignidade da pessoa humana? Quem é o sujeito humano desempregado? Quem sofre acidentes de trabalho? Quem perde direitos trabalhistas? Por que as trabalhadoras e os trabalhadores sempre pagam a conta do governo? Por isso, destacamos: Por que é importante organizar? A história nos mostra que somente o povo organizado provocaram mudanças positivas para a humanidade. A história de libertação dos povos se deu a partir da organização, da luta, da resistência, da oração, da partilha.

Desejamos boas reflexões e ações, em vista da construção de um mundo melhor, com garantia de direitos e vida.

Pedimos que nos envie informações sobre os encontros e o 1º de maio no e-mail pastoral.operaria.nacional@gmail.com.

Com carinho, um grande abraço!

Colegiado Nacional da Pastoral Operária

Acesse o link com o subsídio completo: 

http://www.pastoraloperaria.org.br/Data/Upload1/31d808beTriduo_1%C2%BA_Maio_2017_Final_Online%20(1).pdf  

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: po.nacional@ig.com.br e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077