Skip Navigation Links
HOME
QUEM SOMOS
VIDA DA PO
CONCÍLIO VATICANO II
GALERIA DE FOTOS
FALE CONOSCO
MEMÓRIASExpand <b>MEMÓRIAS</b>
LOCALIZAÇÃO
LINKS
 
Busca:
 
Imagem
  
VIDEOS [+] mais
  
Depoimentos
DESTAQUE
14º Intereclesial das CEBs

 CEBs e os desafios no mundo urbano

 

As Comunidades Eclesiais de Base – CEBs celebram o grande Pentecostes que é o 14º Intereclesial, nos dias 23 a 27 de janeiro de 2018. A Arquidiocese de Londrina/PR é o chão sagrado que acolhe cerca de 3.300 missionárias e missionários, vindos das comunidades de todos os cantos do Brasil, da América Latina e Caribe para celebrar a fé e a vida, partilhar suas vivências, fortalecer os laços de união, pensar e analisar a realidade, buscar luzes para seguir resistindo, lutando e defendendo a justiça.

Hoje mais de 80% das pessoas vivem nas cidades e nos grandes centros urbanos. Isso coloca um desafio a toda a sociedade, e também a nós como Igreja. As CEBs como Igreja estão inseridas na sociedade. Sentem e vivem as alegrias e angústias do povo. Iluminadas pela Palavra buscam a partir da fé e do compromisso social, transformar a realidade, em especial dos que mais sofrem, os preferidos de Jesus.

Tendo presente a realidade das cidades que são, em geral, espaços das desigualdades sociais (no Brasil, os 6 maiores bilionários – homens, brancos -  têm a mesma riqueza que os 100 milhões de brasileiros mais pobres) o encontro do Intereclesial terá como temática as CEBs e os desafios no mundo urbano. Nesses dias os participantes refletirão sobre as possibilidades de viver na cidade, mas também os grandes desafios como saúde, trabalho, educação, mobilidade, transporte, ecumenismo, cultura, lazer, moradia, direitos, violência entre outros temas.

Não nos resta dúvida que o tema do trabalho é um grande desafio do mundo urbano, já desde a terceira revolução industrial, e sobretudo agora que já se fala de uma quarta revolução tecnológica. Esta por sua vez implicará grandes transformações na forma como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos na cidade e também no campo.

Nosso Deus é misericórdia, Ele vê os sofrimentos do seu povo e desce para ser presença transformadora e atuante (conf. Ex 3,7) e nos quer parceiros, nos convida a dar testemunho evangélico, profético e de esperança sendo “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14). Isso exige de cada um e cada uma de nós que assumamos nosso compromisso de batizados, anunciando e denunciando as injustiças, como a retirada de direitos já conquistados. Precisamos ser profetas e não nos calar. Para isso precisamos ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro e busca transformar a realidade.

O intereclesial das CEBs segue a metodologia de VER – JULGAR – AGIR. A partir da vivência dos participantes, da análise da conjuntura, dos dados estatísticos, perceber a realidade. Iluminados pela Palavra de Deus e pelos documentos da Igreja, buscar alternativas e luzes para agir profética e evangelicamente. 

O 14º Intereclesial das CEBs que ser combustível para levar os participantes a atuarem nas suas comunidades e realidades com mais eficácia. Que a Mãe do Rocio, padroeira do Paraná, interceda por todo o povo de Deus. Pedimos que o Senhor envie o seu Espírito sobre nós para que saibamos responder aos apelos e necessidades do povo. Amém, Axé, Awerê, Aleluia!

 Salete Bagolin Bez

Coordenadora CEBs Regional Sul 2 [PR]

 
< Voltar para a página anterior
 
  Endereço: Rua Guarapuava, 317 
Bairro: Mooca - São Paulo - SP - CEP 03164-150
 email: pastoral.operaria.nacional@gmail.com  e contato@pastoraloperaria.org.br
Tel.: (11) 2695-0404/ Fax.: (11) 2618-1077